Índia se torna o 1º país a pousar no polo sul da Lua em missão histórica
Foto: GSLV-F12/NVS-01 Mission | Reprodução
Em missão histórica nesta quarta-feira (23), a Índia se tornou o 1º país a pousar no polo sul da Lua, região inexplorada que fica no lado escuro do satélite. As informações são do G1.
Em transmissão ao vivo, os indianos exibiram uma representação gráfica da sonda descendo na Lua. O vídeo mostra a comemoração da equipe que acompanhava a missão Chandrayaan-3, assim que o módulo do país asiático pousou na Lua.
“Conseguimos um pouso suave na Lua, a Índia está na Lua”, disse Sreedhara Panicker Somanath, presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), a “Nasa” indiana.
O módulo foi lançado em 14 de julho e pousou na superfície lunar por volta das 9h33 desta quarta, horário de Brasília.
“Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma nova Índia em desenvolvimento”, comemorou Narendra Modi, primeiro-ministro do país.
O momento é histórico porque vários países tentam pousar no polo do sul da Lua. Segundo o jornal The New York Times, Estados Unidos, Japão, Europa, China e Israel tentaram pousar na superfície lunar, mas todas as missões falharam.
No domingo (20), a Rússia tentou ser o 1º país a pousar no lado escuro da Lua, com a missão Luna-25, mas a sonda saiu de controle e se chocou contra a Lua.
Em abril deste ano, o Japão tentou enviar a sonda ispace, mas perdeu a comunicação minutos antes de completar o feito.
Fonte: G1