Prefeitura mantém tomógrafo encaixotado desde agosto de 2022
Foto: Reprodução
Enquanto o tomógrafo adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) começou a funcionar na última sexta-feira (1°), o equipamento que pertence à Prefeitura de Mossoró, adquirido em agosto de 2022, segue encaixotado.
O aparelho foi adquirido pelo Ministério da Saúde, por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Rosado (PP). De acordo com a Prefeitura de Mossoró, o tomógrafo só será instalado quando o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) estiver com a reforma concluída. Essa obra se arrasta há meses em função do descaso da gestão municipal com a saúde da população.
Se ambos os tomógrafos estivessem em pleno funcionamento no município, as filas de espera pelos exames não seriam um problema para a saúde pública municipal. Trata-se de um equipamento de alta eficiência usado em exames de tomografia computadorizada para diagnosticar doenças como pneumonia, fraturas, AVC, entre outras que segue encaixotado.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens detalhadas do interior do corpo, podendo-se observar ossos, órgãos ou outros tipos de tecidos, de forma a identificar problemas de saúde como tumores, aneurismas ou infecções, por exemplo.
Jornal De Fato