Emissão de nota fiscal para MEIs em Mossoró passa por mudança; entenda

Foto: Wilson Moreno/PMM

Microempreendedores individuais (MEIs) do Rio Grande do Norte terão uma nova forma de emitir nota fiscal.

Desde o último dia (1º), em todo o Brasil, o novo modelo de emissão é feito através do Portal do Simples Nacional, e não pelas prefeituras. No Rio Grande do Norte, cerca de 73.794 atuam como MEIs. Os dado são do Sebrae-RN.

“Os microempreendedores cadastrados no Município de Mossoró devem ficar atentos à mudança em relação à emissão da nota fiscal de serviços. Ela deixará de ser confeccionada através do Portal do Contribuinte da Secretaria da Fazenda, e passará a ser emitida através do Portal Nacional do Simples Nacional, no acesso NFS-e MEI”, explicou o titular da Secretaria da Fazenda de Mossoró, Edilson Júnior.

“Essa foi uma mudança com efeito a partir de 1º de setembro. Portanto, o contribuinte MEI deve ficar atento à necessidade de quando precisar emitir uma nota fiscal de serviços para pessoa jurídica ou para órgão público, deverá emitir a sua nota fiscal a partir do Simples Nacional”, reforçou.

A ferramenta para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo sistema nacional está disponível desde o início do ano, no site do governo federal ou pelo aplicativo, mas se torna obrigatória agora em setembro.

Coordenadora do Núcleo do Simples Nacional da Sefaz Mossoró, Lílian Diniz esclareceu ainda que “para a emissão da NFS-e no Ambiente Nacional, o MEI prestador de serviços deve efetuar primeiramente o cadastramento dos dados da pessoa jurídica com todas as informações solicitadas pelo sistema e posteriormente já está apto à emissão do documento fiscal”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.