Atos públicos em todo o país marcam 29ª edição do Grito dos Excluídos

Foto: Divulgação

Com atos públicos, manifestações e caminhadas, a 29ª edição do “Grito dos Excluídos e Excluídas” toma as ruas de 26 estados para propor uma reflexão sobre a garantia de vida digna para os segmentos da população marginalizados.

Este ano o grito traz o tema ‘Você tem fome e sede de quê?’, chamando a atenção para o problema, que voltou a atingir grande parcela da população brasileira. Relatório divulgado em julho pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) confirmou a piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil no ano passado.

Segundo a FAO, em 2022, 70,3 milhões de pessoas estiveram em estado de insegurança alimentar moderada, que é quando têm dificuldade para se alimentar. O levantamento também mostra que 21,1 milhões de pessoas no país passaram por insegurança alimentar grave, caracterizada por estado de fome.

Em Mossoró, o ato terá concentração na lateral do Ginásio Pedro Ciarlini, a partir das 7h desta quinta-feira (7). A organização pede para que cada participante leve 1kg de alimento para campanha de solidariedade.

Desde o mês de julho, vários movimentos estão realizando rodas de conversa em bairros e comunidades do município para mobilizar a população para o ato, que ocorre simultaneamente ao desfile cívico na Avenida Alberto Maranhão.

O tema anual do “Grito dos Excluídos e Excluídas” é definido a partir das sugestões de uma rede de articuladores e dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.