Eclipse solar anular poderá ser visto em todo o RN no dia 14 de outubro
Foto: Reprodução
O Rio Grande do Norte será um dos estados do Brasil que poderá observar o eclipse anular do Sol no dia 14 de outubro. O fenômeno poderá ser visto em todo o estado.
Esse tipo de eclipse se apresenta em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol que forma uma espécie de “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nesses casos, a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam “apogeu”. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel.
Além do RN, aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular. No restante do país, o fenômeno poderá ser visto como parcial.
O eclipse poderá ser visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos, durante a manhã.
Com o passar das horas, o fenômeno poderá ser visto em outros países do continente americano. A anularidade será visível nos EUA, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Em outras partes do continente, o eclipse estará visível como parcial.
No Brasil, o fenômeno será visto durante a tarde. Por conta disso, de acordo com o MCTI, algumas regiões do país não conseguirão observá-lo até o fim, porque pode ser que o Sol já tenha se posto.
O último eclipse anular do Sol aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 2 de outubro de 2024.
Como observar o eclipse solar com segurança?
Existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que olhar para o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão.
Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos de proteção especial, pois eles criam uma barreira física entre os raios que vêm do sol e o próprio olho.
Além disso, existe também a opção de filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também de procedência segura, já que muitos desses equipamentos são comercializados por meio de terceiros.
*Com informações da CNN