Coordenadoras do Ciência no Parque criticam falta de apoio da prefeitura
Foto: Divulgação/Ufersa
A quarta edição do projeto Ciência no Parque, uma ação de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), atraiu milhares de pessoas ao Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, em Mossoró, na tarde deste sábado (14).
A exposição de 42 projetos da universidade coincidiu com a data do eclipse solar anular, o que motivou a realização de um evento ainda maior que as edições anteriores. A programação fez parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em todo país.
Apesar de não ter recebido apoio da prefeitura, o evento foi um sucesso, segundo as coordenadoras do projeto, Subênia Medeiros e Késia Castro. A prefeitura havia negado os ônibus que haviam sido solicitados para levar as crianças das escolas para o evento. Além disso, o parque está sem luz desde o início do ano.
“Mesmo com o descaso da prefeitura com a iluminação, o evento foi um sucesso. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos e principalmente a população mossoroense pelo prestígio. Mesmo sem apoio, continuaremos levando ciência a espaços públicos sim”, comentou Kessia Castro.
“O objetivo do projeto é popularizar o conhecimento científico produzido na Ufersa e em várias escolas da cidade. A observação do eclipse foi uma atividade dentro de uma programação com mais de 40 projetos de pesquisa e 4 atrações culturais. Concluímos nossas atividades às 20h”, disse Subênia.