Conselho reprova contas da saúde de Mossoró; problemas foram encaminhados ao MP

Foto: Allan Phablo/PMM

O Conselho Municipal de Saúde de Mossoró reprovou as contas da Secretaria Municipal de Saúde do ano de 2022 e do primeiro quadrimestre de 2023. A informação foi revelada em primeira mão pelo Portal Boca da Noite.

A decisão foi tomada por falta de transparência, inconsistência dos números e constantes denúncias de falta de serviços na saúde.

O Conselho solicitou informações à Secretaria, mas não obteve respostas. Por exemplo, não foi informado quanto foi pago a cada prestador de serviços do SUS, nem qual foi o impacto financeiro da judicialização ao Fundo Municipal da Saúde.

A presidente do Conselho, Suelda Fernandes, disse que a falta de contribuição com o controle social foi preponderante para a reprovação das contas. “Como eles não alinham o que pedimos, não prestam os esclarecimentos, o colegiado do controle social reprovou”, explicou.

“Que fique claro que o controle social não é inimigo de gestão nenhuma. O que queremos é tão somente o melhor de forma equânime para toda população de Mossoró que sofre com a precariedades dos serviços prestados na área da saúde”, complementou.

Suelda também disse que os problemas foram encaminhados ao Ministério Público.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.