Anuário aponta Mossoró como 13ª cidade mais violenta do Brasil
Foto: Divulgação/PM
O município de Mossoró é o mais violento do Rio Grande do Norte dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, segundo dados do Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira (20).
Os números são referentes ao ano de 2022, com base na taxa de mortes violentas intencionais. No ranking nacional, Mossoró ficou na 13ª posição dentre as cidades mais violentas, com 63,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
Apesar dos números em Mossoró, de modo geral o Rio Grande do Norte apresentou queda de 7,7% no número de homicídios. Em 2021 ocorreram 1.308 mortes violentas, contra 1.212 no ano passado.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é um levantamento realizado desde 2007 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é produzido a partir de dados e indicadores oficiais.
De acordo com o anuário, o estado registrou redução em quase todos os tipos de morte violenta intencional – homicídio doloso, latrocínio, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.
A exceção foi dos casos de lesão corporal com resultado em morte. Esse tipo de crime saltou de 19 ocorrências registradas em 2021 para 77 em 2022 – uma alta de 305%.
O anuário ainda apresenta dados sobre violência contra mulheres e crianças, estelionato, crimes de stalking, porte e posse de armas de fogo, pessoas desaparecidas, entre outros.