Uern lança campanha para conscientizar alunos e alunas no Carnaval
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançará as campanhas Sangue Bom e Carnaval Responsa. A primeira, que ocorre em 6 de fevereiro, levará os servidores para doarem sangue ao Hemocentro como uma ação de responsabilidade social. A outra, cuja programação começa em 8 de fevereiro, trata de conscientização de alunos e alunas sobre dicas de cuidado com a saúde por meio de hidratação com o corpo e a pele, sexo seguro e direção segura (se beber, não dirija).
Este ano, a Pró-Reitoria de Gestão (Progep) também irá participar por meio do Setor de Qualidade de Vida da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida (DDPQV) incentivando aos nossos servidores à conscientização de um Carnaval mais seguro. Os participantes serão toda a comunidade acadêmica, incluindo os aposentados.
“O Janeiro Branco (de cuidado com as emoções e a saúde mental) iniciamos com a importância da saúde mental. Nossa meta é cuidar da saúde do servidor de janeiro a janeiro. O Carnaval Responsa é a continuidade do jeito Uern de cuidar e amar. Promovendo ações de Qualidade de vida, saúde e bem-estar. A Sangue Bom, por sua vez, a partilha do espírito de solidariedade para com o outro”, explicou Bianca Valente, diretora da DDPQV.
Às 7h30 de 8 de fevereiro, haverá concentração na Praça do Perpétuo Socorro, em frente ao Prédio Epílogo de Campos, onde se encontra parte do setor administrativo da Universidade, rumo à grande concentração que será na Faculdade de Educação Física (Faef), do Campus Mossoró. Sairá a troça e um boneco gigante arrastando os foliões pelos corredores em direção ao Centro de Convivência. A Uern também fará entrega de kits, com brindes carnavalescos.
Na ocasião, representantes do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) estarão na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) para cadastrar servidores que tenham interesse nos serviços das instituições.
Programação ocorre em todos os campi
A programação do Carnaval Responsa será desenvolvida em todos os Campi. A primeira edição do evento foi realizada em 2020 com objetivo de orientar os estudantes para aproveitarem as festas carnavalescas com responsabilidade e segurança.
Participante de anos anteriores, a aluna Alice Belarmino, do curso de Licenciatura em Geografia, considera a campanha uma iniciativa importante. “É muito importante essa iniciativa da Uern de promover a cultura do Carnaval, agregando a questão da educação sexual. A gente faz a folia com a responsabilidade sobre o sexo seguro e os cuidados com a saúde”, comenta.
Além do bloquinho e da doação de sangue, os moradores da Residência Universitária receberão orientações sobre práticas de saúde, no dia 7 de fevereiro. Tudo com o objeto de promover o bem-estar de alunos e alunas. A campanha destaca a importância de medidas como hidratação, uso de camisinha, respeito aos limites da paquera e da conquista (“não é não”), vacinação, uso de protetor solar e respeito à diversidade.