RN deve registrar aumento de quase 35% nas contratações temporárias

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

As contratações temporárias de fim de ano no Rio Grande do Norte devem crescer 34,9% em 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Dados do Instituto Fecomércio (IFC) apontam que o último trimestre deste ano deve fechar com 8,5 mil postos temporários, impulsionados pelo comércio. No mesmo período de 2023, foram geradas 6,3 mil vagas.

De acordo com os dados, dos 8,5 mil postos temporários, entre 4 mil e 5,5 mil devem ser gerados pelo comércio, enquanto que serviços deverão fechar o período com a criação de 2 mil a 3 mil vagas. Cerca de 30% das contratações são efetivadas após o ciclo de três meses.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, destacou que o Rio Grande do Norte deve liderar o crescimento do PIB no Brasil este ano, com alta de 6,2%, quase o dobro da média nacional, que foi de 3,2%. “A taxa de desemprego está no menor nível histórico, e a geração de empregos alcançou um recorde de 35 mil novas vagas até outubro”, afirmou.

“A redução da alíquota modal de ICMS para 18%, desde o início do ano, foi determinante para o aquecimento do mercado potiguar. Esse ambiente favorável aos negócios ampliou em mais de 5%, em termos reais, as vendas do comércio varejista esse ano no estado, o que tem sustentado o otimismo do empresariado e a consequente ampliação das contratações para as festas de fim de ano. Para que esse ciclo se torne sustentável, é essencial a manutenção da alíquota modal bem como a busca pelo equilíbrio fiscal do estado” reforçou Queiroz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.