RN adere ao novo Programa Escola de Tempo Integral
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Rio Grande do Norte aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, que foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (31). O programa tem como objetivo fomentar a expansão das matrículas de Educação Básica em tempo integral nas redes estaduais e municipais.
Atualmente, existem 94 escolas de ensino médio e 54 de ensino fundamental, com um total de 17.991 estudantes matriculados. A meta do Governo do Estado é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025.
A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade em Brasília, na qual o presidente Lula assinou a sanção da Lei. “Nós do RN aderimos imediatamente ao novo programa e vamos ampliar ainda mais nossa rede de escolas de tempo integral porque isso significa respeito, dignidade e responsabilidade com nossos jovens e suas famílias. A educação é o caminho para um Brasil grande”, disse.
O Ministério da Educação informou que devem ser liberados R$ 4 bilhões para criação de 1 milhão de novas matrículas de tempo integral. Em seguida, a meta será alcançar até 3,2 milhões de matrículas até 2026.
O projeto aprovado pelo Congresso considera como novas matrículas somente as criadas a partir de janeiro de 2023, nas quais o estudante permanece na escola por pelo menos sete horas diárias ou 35 horas semanais, em dois turnos.