Resistência de Mossoró ao bando de Lampião completa 97 anos
Foto: Reprodução
Hoje, Mossoró comemora 97 anos de um dos episódios mais marcantes de sua história: a invasão do cangaceiro Lampião e seu bando. Esse evento histórico, ocorrido em 13 de junho de 1927, ficou conhecido como a “Resistência de Mossoró”.
Naquela época, Lampião, um dos mais temidos cangaceiros do Nordeste brasileiro, liderava um grupo que aterrorizava cidades e vilarejos por onde passava. No entanto, ao chegar em Mossoró, Lampião encontrou uma cidade preparada e disposta a enfrentar a violência e o banditismo.
A população de Mossoró se uniu em uma demonstração de coragem e resistência. Munidos de armas e organizados, os mossoroenses enfrentaram o bando de Lampião. O confronto ficou conhecido como “A Batalha de Mossoró”.
A cidade, com suas tradições culturais e políticas, foi capaz de expulsar Lampião e seu grupo, que foram forçados a recuar. A resistência de Mossoró ficou marcada como um exemplo de bravura e determinação, sendo considerada um marco na luta contra o cangaço na região Nordeste.
O espetáculo
No adro da Capela de São Vicente, palco do confronto do bando de Lampião em 1927, a história de resistência do povo mossoroense é contada com todos os detalhes pelo elenco do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”. O espetáculo acontece até o dia 28 de junho, sempre a partir das 21h.
A equipe do espetáculo é composta por aproximadamente 120 pessoas, entre atores, bailarinos e direção. De acordo com a prefeitura, 22 delas nunca haviam participado do musical e foram selecionados por meio do programa “Jovens Talentos”.
“Temos um palco com piso superior, escadas, o que traz total volume e dinamismo às cenas, lembrando os grandes musicais, muita gente cantando e dançando. O público vai aplaudir, se emocionar, vai querer se levantar da cadeira para dançar, vai rir em outros momentos, porque também tem comédia. É um grande espetáculo, do tamanho da cidade de Mossoró”, pontuou o diretor-geral Leonardo Wagner.