Projeto de R$ 1 bilhão beneficiará agricultura familiar no Nordeste

Foto: Wilson Dias/Agência
O Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram um edital com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. O lançamento do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste ocorreu em Brasília durante uma reunião do Consórcio Nordeste.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, a expectativa é capacitar 250 mil famílias em quatro estados nordestinos para adotarem sistemas de produção agropecuária resilientes, conservação de recursos hídricos e adaptação às mudanças climáticas. O edital está aberto para propostas de todo o Nordeste, mas neste primeiro momento serão selecionadas iniciativas de apenas quatro estados.
Durante o encontro, que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e demais governadores do Consórcio Nordeste, foram discutidas as prioridades e iniciativas dos estados da região para fortalecer a agricultura familiar e combater as desigualdades rurais.
O presidente do FIDA, Álvaro Lario, destacou que o projeto visa aumentar a segurança alimentar de 250 mil famílias, o que equivale a um milhão de pessoas. Cerca de 40% das famílias impactadas serão mulheres e 50% serão jovens. O projeto também terá como objetivo restaurar ecossistemas degradados, implementar cisternas e unidades de tratamento de água residuais domésticas.