Mossoró tem 13,6 mil pessoas vivendo em comunidades e favelas, aponta Censo do IBGE
Foto: Wilton Alves
Novos dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (8), apontam que Mossoró possui 12 favelas e comunidades urbanas, e que nelas vivem 13,6 mil pessoas, o que representa 5,15% da população (264.577 habitantes).
Em todo o Rio Grande do Norte, mais de 175 mil pessoas moram em favelas e comunidades, segundo o levantamento. O estado possui um total de 101 dessas áreas, sendo 73 concentradas na capital, Natal.
O conceito utilizado pelo IBGE para definir favelas e comunidades urbanas é a identificação de áreas com predominância de domicílio com graus diferenciados de insegurança jurídica da posse, e pelo menos mais um dos seguintes critérios:
- Ausência ou oferta incompleta e/ou precária de serviços públicos (…) por parte das instituições competentes;
- Predomínio de edificações, arruamento e infraestrutura que usualmente são autoproduzidos e/ou se orientam por parâmetros urbanísticos e construtivos distintos dos definidos pelos órgãos públicos;
- Localização em áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanísticas (…) ou em sítios urbanos caracterizados como áreas de risco ambiental.
Em todo o Brasil, o IBGE mapeou 12.348 favelas e comunidades urbanas em 656 dos 5.570 municípios brasileiros, o que corresponde a 16,3 milhões de residentes.