Mossoró registra chuva de 30 milímetros nas últimas 24 horas

Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) informou que o volume pluviométrico das últimas 24 horas na zona urbana de Mossoró chegou a 30,7 milímetros. As maiores precipitações foram registradas no período da manhã.

O professor de Ciências Naturais Alciomar Lopes explicou que as chuvas nos últimos dias no Rio Grande do Norte, principalmente na região de Mossoró, são provocadas por três fatores: um sistema de baixa pressão, o fenômeno chamado Vórtice Ciclone de Alta (VECAM) e a Zona de Convergência Inter Tropical (ZCIT).

“Na semana passada aconteceu um fator de um cavado, que é um alongamento de baixa pressão no sentido horário e que estava jogando muita umidade no Leste, ou seja, na zona litorânea da região de Natal, que registrou muita chuva. Nesses últimos dias também aconteceu o fenômeno chamado VECAM, que é o Vórtice Ciclone de Alta. Ele é quem está provocando a maior quantidade de chuvas no momento, aliado ao cavado e também a Zona de Convergência Inter Tropical (ZCIT), que até o mês de novembro estava oscilando entre 6 e 9 graus ao Norte, acima da Linha do Equador e hoje está oscilando entre 2 e 5. Quer dizer, ela está se aproximando. A aproximação da ZCIT e os fatores atmosféricos estão favorecendo essas chuvas”.

Previsão próximos dias

A previsão para os próximos dias é de chuva, prevê o professor. A previsão é para até a próxima segunda-feira (25), feriado de Natal.

“Nós temos indicativo de chuvas nesta quarta-feira (20), na quinta e sexta-feira chuvas leves. Nos dias 23, 24 e 25 os modelos meteorológicos estão mostrando sol com nuvens, isso pode haver alguma alteração. No momento está mostrando essa forma, mas pode ser hoje, amanhã (quinta-feira) pode haver alguma alteração porque a atmosfera muda”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.