Inmet alerta para vendaval e ventos costeiros intensos em todo o RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de vendaval e um de ventos costeiros intensos para o Rio Grande do Norte. Juntos, os dois alertas atingem todo o estado – eles valem até 15h deste sábado (22).

Os dois avisos são de perigo potencial (da cor amarela), o primeiro numa escala de severidade de três níveis (veja abaixo os níveis). Há cidades que estão nos dois alertas.

Grau de severidade

Perigo Potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
Grande Perigo (vermelho)Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

O alerta de vendaval atinge 143 cidades do RN. De acordo com o Inmet, os ventos nesse tipo de alerta podem variar entre 40 km/h e 60 km/h. O órgão afirma que há baixo risco de queda de galhos de árvore.

A instruções, em caso de rajadas de vento, são: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O alerta de ventos costeiros é para 45 cidades do estado. Segundo o Instituto, nesse tipo de alerta há a “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.

A instrução é, em caso de problema maiores, acionar a Defesa Civil (199).

Ventos em julho

Julho tem apresentado, em média, ventos três vezes mais fortes que a média do período, segundo o departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

A intensidade dos ventos contribuiu para a queda de pelo menos duas árvores em Natal e também para a derrubada de um monumento histórico de mais de 120 anos em Assú, no interior do estado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.