Governo do Ceará anuncia concurso com 600 vagas para policial penal
Foto: Reprodução
O Governo do Ceará anunciou, nesta quarta-feira (10), concurso de nível médio para policial penal. Ao todo, serão ofertadas 600 vagas para os cargos da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio do site do IDECAN, das 14h do dia 26 de abril às 23h59min do dia 3 de junho. Taxa é de R$ 185.
Após preencher o requerimento no portal, a taxa de inscrição deverá ser paga até dia 4 de junho. A jornada de trabalho dos servidores será de 40 horas semanais, respeitando o regime de plantão, que consiste em 24 horas corridas por 72 horas de intervalo.
Os candidatos que desejam ingressar na Polícia Penal precisam observar os seguintes critérios:
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses
- estar quite com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
- estar em gozo dos direitos políticos;
- ter, na data de inscrição no concurso, idade igual ou superior a 18 anos, e idade máxima de 34 anos, 11 meses e 29 dias;
- gozar de boa saúde física e mental;
- ter conduta social irrepreensível, comprovada idoneidade moral e não possuir antecedentes criminais;
- ser previamente aprovado em curso de formação técnico-policial;
- possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria B.
Isenção da taxa de inscrição
O edital do concurso público também explica como o interessado pode pedir a isenção da taxa. Confira o que é necessário:
- doador de sangue;
- alunos que estudam ou concluíram seus estudos no ensino público;
- pessoas com deficiência;
- alunos cujas famílias recebam renda até dois salários mínimos;
- pessoa hipossuficiente.
Para efetivar a isenção, os interessados devem enviar documentos comprobatórios e preencher o requerimento disponível no edital, seguindo as regras estabelecidas pelo documento.
O concurso vai exigir dos candidatos conclusão do ensino médio, mínimo de 18 anos e máximo de 35. Será necessário também carteira nacional de habilitação categoria B.
“Quero antecipar para você que vai estudar. O concurso é para 600 vagas. Meu compromisso é chamar os primeiros 600. Por isso se esforce e estude muito para ficar entre os 600. Às vezes a pessoa fica no cadastro de reserva e vai buscar ser chamado. Nós temos que chamar os 600, pois estamos precisando desses profissionais no nosso sistema para poder garantir o controle correto do sistema prisional”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
*Com informações do G1