Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta
Foto: Reuters
A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10), e a passagem do grupo de brasileiros que aguardavam para cruzá-la ficou incerta. As informações são do G1 e da Globonews.
O grupo de brasileiros integra a lista de 7ª estrangeiros que foram autorizados a deixar o território nesta sexta-feira. Desde cedo, eles estavam em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah aguardando para poder sair.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a passagem foi fechada. “Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto”.
Ele afirmou que a lista com o nome dos 34 que integram o grupo de brasileiros já estão em mãos das autoridades do Egito e de Israel “há vários dias”.
Um trâmite por conta do nome de um dos brasileiros que não estava incluído na lista fez com que o grupo demorasse mais para conseguir cruzar a fronteira.
O grupo, de 34 pessoas, será repatriado após um longo caminho por terra e, também, pelo ar até chegarem a Brasília.
O grupo é formado por 34 pessoas que estavam no sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah. Inicialmente, uma pessoa que aguardava autorização e fazia parte do grupo não estava na relação divulgada pelas autoridades.
G1 e Globonews