Fluminense vence o Boca Juniors e é campeão da Libertadores pela primeira vez
Foto: André Durão/GE
O Fluminense é campeão da Libertadores da América. O Tricolor venceu o Boca Juniors por 2 a 1 na prorrogação hoje (4), no Maracanã, e conquistou seu primeiro troféu da maior competição do continente. Germán Cano abriu o placar no primeiro tempo, Advincula empatou no segundo e John Kennedy fez o gol decisivo no tempo extra.
O Fluminense supera o pesadelo de 2008 e finalmente conquista sua primeira Libertadores. Há 15 anos, o Tricolor das Laranjeiras perdeu nos pênaltis para a LDU (EQU) no mesmo Maracanã. Agora, o Flu se consagra na prorrogação.
Com o título da Conmebol Libertadores, o Fluminense garantiu a vaga em duas edições do Mundial de Clubes. A equipe disputará a competição não só em 2023, mas também em 2025. A equipe brasileira foi a última a assegurar a vaga neste ano.
O Mundial de 2023 pode ser o último disputado no atual formato, vigente desde 2005. A competição será na Arábia Saudita entre os dias 12 e 22 de dezembro. A Fifa ainda não decidiu o formato da competição em 2024.
Em 2025, o Mundial de Clubes passará por uma mudança no formato e será disputado nos Estados Unidos. A competição contará com 32 equipes e será disputada a cada quatro anos. Além do Fluminense, Palmeiras e Flamengo, campeões da Libertadores em 2021 e 2022, também estão garantidos na competição.