Eclipse solar anular: confira dicas para observar o fenômeno sem prejudicar a visão
Foto: Hamad I Mohammed/Reuters
Um eclipse solar anular deve fazer a noite “chegar mais cedo” no sábado (14). A claridade do dia deve diminuir quando boa parte do sol for coberta pela lua, mas olhar diretamente para o céu ainda vai ser prejudicial à visão humana.
Então, como assistir ao eclipse solar sem problemas? Veja dicas do que fazer e do que evitar.
❌ O que não fazer
Não use filmes fotográficos, raios-x ou óculos de sol comuns. Esses materiais não protegem contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol, que podem causar danos à visão, como catarata e cegueira.
✔️ O que fazer
Use um filtro de solda número 14 ou óculos específicos para a visualização de eclipses solares. Esses itens bloqueiam os raios ultravioletas, garantindo a segurança dos olhos.
Filtros de solda número 14 podem ser encontrados em lojas de material de construção ou em sites online. O filtro varia de preço, mas não deve passar de R$ 5. Os óculos específicos para eclipses solares podem ser comprados em sites e aplicativos de venda online.
O Rio Grande do Norte será um dos estados do Brasil que poderá observar o eclipse anular do Sol. Esse tipo de eclipse se apresenta em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol que forma uma espécie de “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Nesses casos, a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam “apogeu”. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel.
O último eclipse anular do Sol aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 2 de outubro de 2024.