Dois presos fogem de penitenciária no RN; detentos trabalhavam em obra na unidade
Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Dois presos fugiram nesta terça-feira (30) da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, que fica no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Os fugitivos, segundo a Seap, são:
- Gustavo da Rocha Dias, 30 anos; e
- Ricardo Campelo da Silva, 43 anos.
A Seap informou ainda que os fugitivos são dois internos “qualificados para serviços”, como são chamados os “presos de confiança”. Ainda de acordo com a pasta, os dois estavam trabalhando em uma obra no presídio atualmente.
“Esses detentos são trabalhadores há mais de dois anos. Não tinham o mesmo tratamento dos presos convencionais, haja vista que ajudavam na manutenção da unidade, nos serviços elétricos há mais de dois anos. A gente fica até surpreso com essa fuga”, disse o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Helton Edi Xavir.
A Secretaria comunicou também que iniciou a apuração das circunstâncias da fuga, mas não informou como a fuga ocorreu e nem o horário. O secretário Helton Edi Xavier disse ainda não saber se a guarita que fica próxima de onde os presos fugiram tinha algum policial penal.
“Por onde eles fugiram a gente também ainda está analisando as imagens, mas a guarita daqui depende do efetivo. Tem dias que as guaritas estão habitadas e tem dias que não. Não sei dizer se estavam habitadas”, disse.
Segundo a Seap, informações que possam levar a recaptura dos foragidos devem ser repassadas através do Disque Denúncia 181 ou pelo 190.
A fuga mais recente no complexo penitenciário de Alcaçuz havia ocorrido em julho de 2021, quando 12 presos escaparam do presídio.
G1 RN