Conheça as principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Mossoró para a Saúde

Foto: Reprodução

Confira as principais propostas dos candidatos Allyson Bezerra (União Brasil), Genivan Vale (PL), Irmã Ceição (PRTB), Lawrence Amorim (PSDB) e Victor Hugo (UP) para a área da saúde. A lista está em ordem alfabética.

Os planos completos de cada candidato podem ser acessados na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Allyson Bezerra (União Brasil)

  1. Ampliação do atendimento na rede de saúde bucal nos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO.
  2. Ampliação da rede dedicada ao cuidado com as pessoas autistas, por meio da Clínica do Autismo, com oferta de terapias alternativas e cuidados psicológicos.
  3. Ampliação e fortalecimento do atendimento domiciliar para pessoas com cuidados especiais, tanto nas questões clínicas gerais quanto especialidades e saúde bucal.
  4. Aumentar e estimular a capacitação dos profissionais da saúde.
  5. Construção de novas Unidades Básicas de Saúde para a zona urbana e rural, bem como a manutenção das existentes, para ampliar a cobertura do atendimento prestado ao povo, tanto na atenção básica quanto na especializada.
  6. Implantação da Policlínica com uso de plataformas digitais/sistema integrado que incluirá: prontuário eletrônico, dados e informações dos pacientes, promovendo a integração de todas as unidades e agilizando os processos.
  7. Implantação dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS’s nos novos equipamentos construídos: CAPS infantil, dois CAPS’s Adulto Tipo II e CAPS Álcool e Drogas Tipo III.
  8. Implantação da UBS PET para continuar garantindo a ampliação dos cuidados à saúde animal, seja através de exames, consultas, vacinação e castração.

Genivan Vale (PL)

  1. Construção e implantação do primeiro Hospital Pediátrico e Materno Infantil da Prefeitura de Mossoró.
  2. Construir e estruturar o primeiro Hospital Municipal de Mossoró com Pronto Socorro de Urgência e Emergência.
  3. Efetivar a implantação de 01 (uma) Equipe de Saúde Bucal para cada 3.500 habitantes, contemplando odontólogos, técnicos de saúde bucal e seus respectivos auxiliares, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde.
  4. Garantir que o município tenha 1 (uma) Equipe da Estratégia de Saúde da Família para cada 3.500 habitantes, contando com equipes completas, com médicos, enfermeiros e seus respectivos auxiliares, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde.
  5. Implantar mais 2 (dois) Centros Especializados em Odontologia (CEO), dobrando a capacidade de atendimento nas mais diversas especialidades odontológicas.
  6. Implantar o “Ônibus da Saúde”, objetivando a expansão do atendimento básico em comunidades e distritos rurais.
  7. Implantar o Pronto Atendimento Odontológico nas 3 (três) Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Mossoró.
  8. Virtualizar 100% do processo de marcação de exames e consultas, por meio do desenvolvimento de aplicativos e site na internet específico para esta finalidade.

Irmã Ceição (PRTB)

  1. Construção de um hospital municipal de Mossoró nas proporções iguais ou superior ao Hospital Regional Tarcísio Maia, para descentralizar e desafogar o atendimento de urgência na cidade.
  2. Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços nos hospitais e UBS, garantindo atendimento preventivo de saúde à população
  3. Recuperação da estrutura de todos equipamentos de saúde (postos) já existentes que atualmente encontram-se em mau estado de conservação e com serviços deficitários.
  4. Criação de unidades de saúde em bairros emergentes. (Áreas descobertas).
  5. Manter as unidades de saúde com o estoque de medicamentos abastecido
  6. Criar um sistema informatizado (aplicativo de telefone celular) para a marcação de consultas e exames no município.
  7. Criação de um novo e grande hospital psiquiátrico para a cidade de Mossoró que será referência em atendimento psicológico e terapêutico na região

Lawrence Amorim (PSDB)

  1. Criar e implantar os distritos sanitários, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias.
  2. Desenvolver a política municipal de formação e de educação permanente no SUS, de acordo com as necessidades de saúde da população e voltadas para os trabalhadores em saúde, fomentando parcerias junto a instituições de ensino superior e técnico.
  3. Desenvolver um portal de serviços e orientações de saúde, difundindo informações como campanhas, mutirões, horários de atendimento, unidades mais próximas e outros serviços.
  4. Efetivar uma sala de situação num espaço de inteligência, em tempo real, como instância integradora da informação e monitoramento de indicadores, dotados de visão integral e intersetorial, a fim de atuar como uma unidade norteadora de ações estratégicas no processo de tomada de decisões.
  5. Fortalecer a Ouvidoria Geral do SUS.
  6. Implantar a Política Municipal de Gestão do Trabalho, fortalecendo a capacidade e a articulação da gestão do SUS, com um processo de pactuação democrática e coletiva.
  7. Implementar o Programa Saúde Digital no âmbito do município, com abordagem multidisciplinar, com ênfase na telessaúde.
  8. Reestruturar a Central Municipal de Regulação, fortalecendo a implantação de processos regulatórios com gestão e qualificação das filas; com oferta de serviços em tempo oportuno, monitoramento, avaliação e criação de protocolos que busquem a garantia da integralidade do cuidado e do acesso.

Victor Hugo (UP)

  1. Construção de um laboratório municipal de medicamentos. Objetivo: Oferecer medicamentos de graça à população e enfrentar a ganância da indústria farmacêutica.
  2. Criação dos Centros de Saúde Psicológica e Psiquiátrica. Objetivo: Garantir o tratamento humanizado para as doenças psiquiátricas; reservar especial atenção à juventude no âmbito do autocuidado físico, mental e social, no combate à dependência química e na construção de uma política de saúde sexual prevenindo as DST’s e gravidez na adolescência.
  3. Defesa do SUS 100% público e gratuito, com administração direta do estado, fim das Parcerias Público-Privadas na saúde, incluindo fundações e organizações sociais. Realização de concurso para garantir que todos os profissionais da saúde sejam do quadro efetivo dos servidores públicos.
  4. Implementação do Programa de Saúde da Família em todos os bairros. Objetivo: Estimular a saúde preventiva e melhorar o serviço de saúde da população através da diminuição do número de médicos por pessoa.
  5. Fortalecimento da atenção primária em saúde a partir das Unidades Básicas de Saúde e das Equipes de Saúde da Família, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar e multiprofissional em articulação com outras políticas públicas essenciais na promoção de saúde.
  6. Realizar a conferência municipal de saúde. Objetivo: Promover o empoderamento dos profissionais da saúde e de toda a sociedade, fazendo com que o investimento e as ações da prefeitura sejam debatidos coletivamente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.