Começa a colheita do algodão no Rio Grande do Norte
O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar está na fase de colheita. Agricultores familiares de todo o Rio Grande do Norte estão colhendo o algodão, com a ajuda de extensionistas rurais da Emater-RN.
A produção de algodão agroecológico é vendida para a indústria têxtil. A safra de 2023 deve produzir cerca de 1300 hectares de algodão, plantados em consórcio com outros cultivos alimentares.
A colheita deve ser realizada quando as “maçãs” estiverem totalmente abertas, em dias de pleno sol e com baixa umidade. O algodão deve ser colhido em sacos de algodão e armazenado em local limpo, seco e arejado.
O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar é coordenado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN) e Emater-RN. Ele é constituído por um arranjo institucional que conta com a participação de importantes parceiros: Embrapa Algodão, prefeituras, Instituto Riachuelo, Sebrae, Diaconia, Acopasa, Vert, Unicafes, Instituto Casaca de Couro, Norfil, FAO, Rede Xique-Xique e Justa Trama.