Ceará pode receber fábrica e testar carro voador em 2024
O Ceará foi o estado escolhido para receber os primeiros testes do modelo de carro voador em desenvolvimento pela empresa Vertical Connect. A aeronave Gênesis-X1 será um modelo de “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical” (eVTOL, em inglês), com capacidade para duas pessoas em deslocamentos urbanos.
O Gênesis-X1 é planejado para operar com voos totalmente elétricos, sem o uso de combustíveis fósseis. A ideia anunciada é proporcionar uma alternativa eficiente para redefinir a mobilidade urbana, com preços acessíveis.
Em comparação com os helicópteros, os eVTOL fazem trajetos mais curtos e são mais silenciosos. O Gênesis-X1 deverá fazer o deslocamento entre vertiportos, locais de pouso e decolagem menores do que helipontos e que darão mais opções de destinos para viagens.
A empresa responsável tem escritório comercial em São Paulo e pretende levar o local de fabricação e os testes das aeronaves para o Ceará.
O objetivo é fazer o lançamento do primeiro modelo no Ceará, contando com a parceria institucional firmada com o governo estadual e memorando de entendimento firmado com o Instituto Federal do Ceará (IFCE). A perspectiva é trazer o primeiro modelo para o estado em 2024.
Em fase de desenvolvimento, o eVTOL terá velocidade máxima de 130 quilômetros por hora e autonomia de 60 minutos de voo.
Características do Gênesis-X1:
- Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.
- O tempo máximo de voo será de 60 minutos.
- Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.
- Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.
A perspectiva é que o modelo seja usado para os deslocamentos urbanos em um futuro que esteja pronto para a utilização dos carros voadores, com ajustes na infraestrutura e nas regulações.
Fonte: G1