Campanha de vacinação contra meningite entra na última semana no RN

 Foto: Ascom/SMS

A campanha de vacinação contra a meningite entra nos últimos dias no Rio Grande do Norte. A aplicação segue até o dia 31 de julho, a próxima segunda-feira, nos postos de saúde do estado.

A vacina meningocócica ACWY previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Recentemente a vacina foi ampliada para adolescentes de 13 a 19 anos de idade no estado, por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Esse é o público que atualmente está sendo vacinado.

Segundo a pasta, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, apesar do risco maior de adoecimento ser em crianças menores de um ano de idade.

“Por isso chamamos a atenção dos adolescentes para que procurem as unidades básicas de saúde até 31 de julho, para que recebam a dose e garantam a proteção contra a meningite, doença grave e que pode levar à morte”, ressalta ela.

O imunizante entrou no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde em 2020, inicialmente para adolescentes de 11 e 12 anos.

Meningite

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, que provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte.

Os principais sintomas da doença são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

G1 RN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.