Apenas dois deputados do RN assinaram PEC pelo fim da escala 6×1 de trabalho
Foto: Reprodução
Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, apenas dois — Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT — assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1, onde o funcionário trabalha seis dias para folgar apenas um.
Os outros seis deputados da bancada potiguar optaram por não apoiar a proposta até o momento: Benes Leocádio (União Brasil), General Girão (PL), João Maia (PP), Paulinho Freire (União), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). A PEC precisa de 171 assinaturas para avançar, e até agora conseguiu o apoio de 71 parlamentares.
Atualmente, os deputados trabalham em uma escala 3×4, com expediente de terça a quinta-feira e quatro dias de folga.
A PEC
A PEC foi idealizada pelo vereador Rick Azevedo (Psol-RJ), que acredita que a escala 6×1 é uma das principais causas de “exaustão física e mental” dos trabalhadores no Brasil. Segundo ele, essa carga de trabalho impacta a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de prejudicar suas relações familiares.
“É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6×1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, explica.